Entre os dias 2 e 4 de abril aconteceu em Brasília a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) e a Inspetoria São João Bosco estava representada pelas colaboradoras Tatiana Furtado, Andressa de Oliveira e Elaine Itacarambi.
Foram 3 dias de intensas e frutíferas reflexões com jovens e representantes de instituições sociais sobre Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil. Como também, debates sobre a importância de legislações em âmbito municipal, estadual e federal que assegurei os investimentos em educação e saúde e no combate do trabalho infantil. Saiba mais
O CESAM-DF , uma das unidades sociais da Inspetoria São João Bosco, estava representada por sua Diretora Executiva, Tatiana Furtado, que também ocupa uma cadeira como Conselheira do CONANDA, o CESAM-DF trouxe sua contribuição para os debates cruciais sobre os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes, especialmente em tempos de pandemia.
A Conferência contou com cinco eixos temáticos de discussão:
• Eixo 1: Promoção e a garantia dos direitos das crianças e do adolescente na pandemia e pós-pandemia;
• Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19;
• Eixo 3: Ampliação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção e defesa dos seus direitos;
• Eixo 4: A Participação da sociedade na deliberação e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de C e A, considerando o cenário pandêmico;
• Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.
Cada eixo abordou aspectos essenciais para a construção de um futuro mais justo e igualitário para as novas gerações, desde a promoção dos direitos até a garantia de recursos para políticas públicas.
Além da representação do CESAM-DF, o Centro Inspetorial também esteve presente na Conferência, sendo representado pela Analista de Aprendizagem, Andressa de Oliveira Lima. A presença de ambas as representantes reforça o compromisso Salesiano em contribuir para o desenvolvimento de políticas efetivas em prol das crianças e adolescentes.
O ponto alto do evento contou com a participação de figuras-chave no cenário nacional, incluindo o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Luiz de Almeida, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A presença destas autoridades demonstra a importância atribuída às discussões sobre os direitos da criança e do adolescente em nível governamental. A Presidenta do CONANDA, Marina de Pol Poniwas, também marcou presença, destacando o comprometimento das instituições governamentais na promoção e proteção dos direitos infantojuvenis. Essa ampla participação reflete o reconhecimento da necessidade de ações conjuntas e políticas públicas eficazes para garantir um futuro melhor para as crianças e adolescentes do Brasil.
O tema central da conferência, "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade", evidenciou a importância de enfrentar os desafios impostos pela crise sanitária, buscando soluções que garantam a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes, levando em consideração as diferentes realidades e contextos sociais.
Os salesianos, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco, representam uma parte essencial do contexto educacional do CESAM-DF, reforçando ainda mais o compromisso da instituição na promoção dos direitos e bem-estar das crianças e adolescentes. Por meio da sua abordagem pedagógica centrada no cuidado integral dos jovens, os salesianos não apenas oferecem educação formal, mas também promovem valores fundamentais, como solidariedade e participação ativa na sociedade. Ao participar da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a presença dos representantes do CESAM-DF e do Centro Inspetorial destaca o comprometimento dos salesianos em não apenas educar, mas também empoderar os jovens, ajudando a construir uma identidade juvenil baseada na ética, responsabilidade social e no compromisso com a defesa dos direitos humanos.
Em um momento em que os impactos da pandemia ainda são profundamente sentidos por milhares de jovens em todo o país, a participação do CESAM-DF e do Centro Inspetorial na 12ª CNDCA reafirma o compromisso de ambas as instituições em promover a inclusão, a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de um futuro mais digno e igualitário para todos.