O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um marco legal que estabelece os direitos e deveres das crianças e adolescentes no Brasil. Com o objetivo de assegurar uma infância e adolescência saudáveis e protegidas, o CESAM tem se dedicado a promover atividades que estejam em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo ECA.
Neste contexto, a nossa instituição tem desempenhado um papel fundamental na promoção e proteção dos direitos infanto-juvenis, trabalhando com os jovens em atividades que visam garantir a plena cidadania e o desenvolvimento integral dos nossos aprendizes.
Sabendo da importância do acesso à cultura e à educação para o pleno desenvolvimento dos adolescentes e jovens, o CESAM, além de trabalhar o tema como conteúdo fundamental nos módulos de Integração e Cidadania, a instituição promove atividades onde são oferecidas oficinas de teatro, atividades escritas, músicas e projeções audiovisuais, júri simulado e debates que estimulam o protagonismo e a expressão criativa dos jovens e adolescentes..
Entre as atividades realizadas pelo CESAM GO, na semana em que o ECA completa 33 anos, o aprendiz Daniel Marques Silva De Oliveira, do módulo de Cidadania escreveu um RAP sobre o artigo 60 após apresentarem um teatro sobre a exploração de mão de obra juvenil:
“O patrão está em ação
Fazendo exploração, na mineração.
As crianças estão em dominação
Largou o brinquedo por enxadão
Trabalhando de montão
Um trabalho forçadão, pesadão.
O ECA está em ação, fazendo investigação
Na mineração, investigando o patrão.
O ECA grita: SEGURANÇA E PROTEÇÃO!”
Para o aprendiz Marcos Otacílio Santos Pereira:
“O ECA é uma importante legislação que protege a integridade de crianças e adolescentes, sendo uma ferramenta que impede a exploração infantil, principalmente no ambiente de trabalho, garantindo direitos como: saúde, lazer, educação e boas condições de vida.”
Para o aprendiz Samuel Silva de Queiroz:
“No encontro de hoje o tema abordado foi o ECA (Estatuto da criança e do adolescente), a importância do ECA é fundamental para o reconhecimento dos direitos das crianças, para protege-las e assegura-las.”
Discutir o ECA com os aprendizes é sempre muito engrandecedor, pois como educadores nós orientamos para que se tornem agentes ativos na defesa de seus próprios direitos. Eles se tornam mais conscientes de questões como proteção contra o trabalho infantil, abuso, violência e exploração sexual, além de aprenderem sobre a importância da educação, saúde, lazer e cultura em sua formação integral.
Isamara Santana, instrutora de Aprendizagem.
O ECA é uma conquista muito importante para assegurar e garantir direitos fundamentais para nossos adolescentes, por isso, tem um espaço de grande relevância nas ações desenvolvidas em nosso ambiente de missão.
Essa notícia foi elaborada pela Vanessa dos Santos Silva Rodrigues.