O Centro Juvenil São Pedro (CJSP) localizado na Margem da Linha, em Campos dos Goytacazes recebeu entre os dias 15 e 16 maio, a visita de Carolina Neves, Coordenadora Inspetorial da Ação Social da ISJB, e dois representantes da equipe do Pró-Rede da Rede Salesiana Brasil.
A equipe do CJSP ficou entusiasmada com a chegada dos convidados, que com olhar atento e apurado conseguiram destacar potencialidades no grupo, e consequentemente no trabalho. As ações foram desenvolvidas nos dias 15 e 16 de maio e contou com um momento destinado apenas com a equipe, e outro junto com as crianças e adolescentes atendidos na unidade.
Além dessas duas vivências dentro das instalações do Centro Juvenil, a coordenadora e os representantes do Pró-Rede puderam conhecer de perto a realidade do Conjunto Habitacional Morar Feliz, apelidado pelos seus moradores de Tapera III, e onde concentra cerca de 50% do público atendido pelo Centro Juvenil São Pedro. Essa experiência pode aproximar os visitantes da realidade diária dos assistidos e do trabalho cotidiano desenvolvido com eles.
A educadora social Julia Martins conseguiu definir bem o sentimento da equipe com essa experiência: “O encontro do Pró-Rede foi uma experiência muito rica e marcante. Me fez refletir do quanto nosso trabalho no Centro Juvenil é importante e potente, e o quanto ainda podemos fazer avançar. Foi uma dinâmica didática e com bastante informação. Foi uma dinâmica didática e com bastante informação.”
PRÓ-REDE: Projeto de Fortalecimento Carismático e Desenvolvimento Institucional da Ação Social Salesiana em Rede no Brasil
O PRÓ-REDE tem por objetivo promover a sustentabilidade carismática das obras e presenças sociais salesianas que integram a Rede Salesiana Brasil (RSB-Social) e sua abordagem tem como intuito instrumentalizar as presenças de Ação Social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionar a capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas pela Rede Salesiana Brasil.
Essa notícia foi elaborada com a colaboração da Ana Carolina Gomes Cordeiro.