O Centro Juvenil São Pedro ( CJSP) na cidade de Campos dos Goytacazes- RJ inicia o Projeto Nautas com o financiamento do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Esse projeto possibilitou ampliar o serviço de robótica para grupos com faixa etária entre 04 a 08 anos de idade, além de aprimorar o serviço já oferecido aos demais grupos.

A robótica no CJSP é executada pelos educadores sociais com orientação da APDZ, empresa que fornece os insumos necessários para o andamento da proposta. E essa nova forma de trabalhar a robótica possibilita que as crianças e adolescentes acessem de forma concreta conceitos até então abstratos, já que a robótica ofertada pela APDZ faz uma conexão da tecnologia aos conteúdos pedagógicos trabalhados no ensino regular. 

Nessa perspectiva, é importante pontuar que a divisão dos grupos no CJSP considerou o ano de escolaridade de cada educando para compor as oficinas, com intuito de cumprir com um dos objetivos específicos tanto do Projeto Amigo de Valor – Santander, como do Projeto Araribá – CMPDCA, que é incentivar o processo de escolarização. 

A resposta positiva da CNBB ao Projeto Nautas, e a possibilidade de começar sua execução já em 2022, deixou a equipe do Centro Juvenil São Pedro muito entusiasmada de poder proporcionar às crianças e adolescentes acesso às novas ferramentas tecnológicas como parte do Direito a uma educação de qualidade, além de ampliar as possibilidade de enfrentamento das questões cotidianas, através de uma aprendizagem maker, isto é, trazendo o educando para o lugar de protagonista, capaz de responder às demandas do dia a dia. 

“O projeto Nautas nos deu a chance de sonhar uma educação atual para nossas crianças e adolescentes. Aquilo que a gente já viu nas escolas particulares e que trouxe benefícios para quem experimentou uma robótica participativa, hoje alcança nossos educandos. Educandos esses que vem vivenciando, infelizmente, um acesso precário a tantos serviços. Nautas veio para renovar nossa crença de que a educação é o único meio de emancipação e libertação dos sujeitos, afirmou Ana Carolina Cordeiro, Psicóloga do CJSP.

Essa notícia foi elaborada pela Ana Carolina Cordeiro.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.