O Centro Juvenil São Pedro acolheu o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) durante o mês de janeiro de2023, para que pudesse executar ações de regularização da situação fundiária dos moradores da Comunidade da Margem da Linha.

 O Centro Juvenil, presença salesiana da Inspetoria São João Bosco, recentemente teve sua situação regularizada, onde a posse definitiva do seu terreno foi reconhecida e legalizada. Agora essa possibilidade chegou às famílias, que durante décadas viveram com insegurança sobre suas casas.

Não tão distante, há alguns anos atrás parte da comunidade foi removida para a localidade de Ururaí, denominada por seus moradores como Tapera III, para o Conjunto Habitacional Morar Feliz. Entretanto, uma outra parcela significativa da comunidade fez valer o seu desejo de permanecer neste território, já que de geração em geração as famílias intensificam a relação comeste lugar.

Agora, com a ação da equipe do ITERJ, o sonho de ter a regulamentação dos terrenos ficou mais próximo. Em diálogo constante com a comunidade local, o Centro Juvenil continua acompanhando e apoiando esse processo de reconhecimento da Comunidade da Margem da Linha pelos órgãos competentes.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Beatriz Mateus Pereira e Ana Carolina Gomes Cordeiro.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.