(ANS – Roma) – O segundo desenho desenvolvido como pôster para a Estreia de 2023 apresenta cem personagens ricos em detalhes e expressões. A obra é de autoria do artista espanhol Agustín de la Torre, Salesiano Cooperador e Professor. O autor demonstra o forte desejo de refletir em sua obra artística, toda a fecundidade e extensão da Obra de Dom Bosco no mundo, em comunhão com a proposta do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, ao propor o tema para a Estreia 2022: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família de Dom Bosco.”
O artista explicou que a composição apresenta cem personagens diferentes. No centro está Dom Bosco, rodeado por algumas figuras emblemáticas da espiritualidade salesiana, mui facilmente reconhecíveis: Mamãe Margarida, Madre Mazzarello, Domingos Sávio, P. Miguel Rua, Laura Vicuña..., bem como o atual Reitor-Mor, a Madre Geral das FMA, até o mais recente Salesiano Santo, Irmão Artêmides Zatti.
"Todos eles olham alegremente para a frente - como Dom Bosco costumava dizer - e olham o espectador que também faz parte deste belo projeto, da massa que cresceu, através do fermento da espiritualidade salesiana e do Sistema Preventivo. Nas cores das roupas e da pele de cada pessoa, há também a universalidade do Carisma Salesiano, rico, em sua diversidade, de positividade, de criatividade e – claro - de Evangelho".
Segundo de la Torre, todos os personagens expressam plenamente o lema "fermento na família humana", que cresceu e continua a ser alimento para a Família Salesiana hoje, especialmente quando se detém o olhar para a diversidade de cada pessoa representada. Como destaque, um olhar afetuoso para crianças, adolescentes, jovens, adultos, homens e mulheres, missionários e religiosos de todo o mundo, que, graças ao zelo artístico do autor, estão ali retratados, acompanhados por vários elementos que expressam a salesianidade.
“Reitero a minha alegria por ser mais uma vez um dos autores do cartaz da Estreia – conclui Agustín de la Torre – . Expresso, por meio da minha arte, a minha felicidade e gratidão a Dom Bosco”.