A solenidade de São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude, celebrada no dia 31 de Janeiro pela Igreja e nos mais de 133 países com celebrações eucarísticas e momentos de diálogo com jovens e toda a Família Salesiana.
Na Inspetoria São João Bosco aconteceram vários momentos celebrativos nas presenças salesianas nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Goiás, do Tocantins e no Distrito Federal.
Na cidade mineira de Araxá, a Paróquia Salesiana São Gusmão, realizou o tríduo dedicado a Dom Bosco, que contou com a participação de diversos grupos juvenis e a presença da comunidade salesiana de Araxá. O encerramento do tríduo aconteceu com a Celebração Eucarística, na qual os grupos juvenis da paróquia apresentaram um teatro retratando o sonho de nove anos de Dom Bosco.
Durante a celebração, os Padres Salesianos de Araxá renovaram seus votos de vida religiosa consagrada, e membros da presença salesiana também participaram ativamente desse momento especial.
Além disso, a celebração foi marcada pelo envio de mais um grupo juvenil denominado "Doutores da Fé". Este grupo tem como missão cuidar dos doentes e enfermos da cidade, realizando visitas a asilos, hospitais e lares para anunciar o evangelho, com o apoio do pároco, Padre Jonathan da Costa, SDB.
Na Presença Salesiana de Brasília, as celebrações dedicada a Dom Bosco aconteceram na Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante e Santuário Dom Bosco no Plano Piloto, com a participação de membros dos vários grupos da Família Salesiana (SDB, FMA, VDB, SSCC, Canção Nova e Ex-alunos), educandos (CESAM, Oratório Festivo S. Domingos Sávio, Escola Salesiana São Domingos Sávio e Escola Salesiana de Brasília) e educadores na capital federal.
A Celebração Eucarística das 12 horas, no Santuário Dom Bosco, transmitida para todo o Brasil pela TV Canção Nova, foi comemorado também o Jubileu de Prata Sacerdotal de Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB e os 25 anos de Vida Consagrada da Ir. Jane Maria da Silva, Filha de Maria Auxiliadora, que agora trabalha em Brasília. Mais especificamente na Escola Salesiana de Brasília!
Essa eucaristia foi concelebrada por Dom Ricardo e o Cardeal Arcebispo D. Paulo Cezar, o Arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva; o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; o Bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Valdemar Passini Dalbello; o Bispo auxiliar de Brasília Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho. Claro, também os Salesianos da presença local, além de padres da arquidiocese e assessores da Conferência Episcopal.
Na cidade de Niterói, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora realizou um tríduo, que culminou com duas celebrações eucarísticas no dia 31 de janeiro. Durante os três dias, foi feita a meditação do “Sonho dos Nove Anos”, concluída sempre com uma oração pedindo a intercessão de Dom Bosco.
Esse dia da festa foi finalizado com celebração com a presença de muitos paroquianos e membros da Família Salesiana estiveram presentes na Basílica para a Missa festiva, durante a qual alguns Salesianos Cooperadores renovaram seus compromissos.
Na cidade de Palmas, no período da manhã os educadores do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco promoveram uma acolhida, onde refletiram sobre o carisma de Dom Bosco e o sistema preventivo, concluindo com um lanche.
No período da noite, a paróquia salesiana Nossa Senhora das Mercês celebrou a missa solene, presidida pelo Pe. Jovandir é concelebrada pelos sacerdotes Pe. João Norberto Pinto, SDB e o Pe. Willian, obra de Maria.
Ao final da eucaristia, os jovens da JMS e os adolescentes da AMS apresentaram um teatro contando o sonho dos nove anos de Dom Bosco.
Nesta solenidade foi também festejado o aniversário de dezenove anos de existência da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Portanto, foi um dia oportuno e significativo para a família salesiana da presença de Palmas-TO, celebrar e vivenciar com muita alegria a festa de São João Bosco.
Em 2024, a Família Salesiana em todo o mundo celebra os 200 anos desse inspirador sonho, cujo lema é "O sonho que nos faz sonhar" – Um coração que transforma "lobos" em "cordeiros". Conforme destacado pelo Reitor Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime, esse sonho é crucial e marcante para toda a Congregação Salesiana.
Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Ingrid Figueira; Herik Bianke Braga; P. Roberto Modesto Carneiro, SDB; S. Welington Geraldo Guimarães, SDB; e Pascom Paróquia São Domingos de Gusmão.