Nesta semana pascoal, o Centro Juvenil São Pedro, presença salesiana da Inspetoria São João Bosco situado na comunidade da Margem da Linha em Campos dos Goytacazes, celebrou a Páscoa com seus educandos e educadores.
Na segunda- feira( 19/04) aconteceu a distribuição de ovos páscoa para nossos educandos pela Cacau Show. Na terça-feira (20/04) foi realizado um momento de espiritualidade com as crianças e adolescentes meditando Via Sacra, independente da faixa etária ou nível de amadurecimento emocional e cognitivo foi um momento singular no Centro Juvenil São Pedro.
Esse momento de prece, onde cada grupo conforme organização interna ficou responsável por uma das 14 estações, sendo a15º destinada aos educadores. Através da interpretação realizada por crianças e adolescentes, todos puderam sentir e reviver de alguma forma, os últimos momentos de Jesus vivo até sua morte e nascimento para a vida eterna, nos lembrando que a vida venceu a morte.
Sobre essa experiência, o educando Izaque Nicácio Machado da Silva, 13 anos, disse: “Eu aprendi que Jesus sofreu muito pela gente, né? Então, a gente deve ser grato a Ele. Agradecer mais e mais”.
Esse momento simbólico dialoga de perto com a realidade dos nossos meninos e meninas, que estão permanentemente expostos a múltiplas vulnerabilidades e violências, e que viver se tornou um ato de resistência.
A Páscoa nos convoca a perceber a dimensão do amor de maneira mais inteira, solidária, onde apesar da dor existe a beleza dos encontros, pois enfrentando todo sofrimento e humilhação, Jesus teve pelo caminho aquele que dividiu o peso da cruz com Ele, quem enxugou suas lágrimas e suor, e quem não o deixou sozinho até seu último suspiro. E é essa presença inteira, de comunhão, de caminhar junto, que as crianças e adolescentes do Centro Juvenil São Pedro experimentam no cotidiano da instituição, onde apesar das adversidades é a dimensão do afeto que movimenta esta casa.
Texto: Ana Carolina Gomes Cordeiro