No dia 14 de agosto, a Cátedra Unesco na Universidade Católica de Brasília (UCB) celebrou 15 anos de atuação e durante todo esse tempo foi coordenada pelo Professor salesiano Padre Geraldo Caliman.
Criada em 2007, foi reconhecida e inaugurada pela UNESCO/Paris em 2008. Desde de sua fundação tem contribuído e desenvolvido estudos nacionais e internacionais nos temas associados : Juventudes, Educação e Sociedade. De modo especial focaliza pesquisas e temas ligados à Violência nas Escolas.
"Cátedra" é um conceito utilizado nas Universidades para constituir um Núcleo de Estudos voltado para um tema específico. No caso de uma Cátedra Unesco é um programa que promove a cooperação e partilha interuniversitária internacional, a fim de desenvolver de forma colaborativa e em rede pesquisas em torno de temas como: Violência nas Escolas; Direitos Humanos; Redes Sociais; Juventudes, Educação Social, Inclusão Social.
A Cátedra Unesco é uma plataforma global que une conhecimentos de várias universidades, fortalecendo laços e compartilhando saberes. No Brasil, existem 25 Cátedras Unesco e uma delas é nosso orgulho na UCB. Reúne cerca de dez professores da Universidade Católica de Brasília, dez de Universidades Brasileiras e dez de Universidades Estrangeiras que pesquisam com um objetivo comum: estudos científicos sobre a juventude na sociedade de hoje.
Clique aqui para conhecer os projetos e contribuições da Cátedra Unesco da Católica. E clique aqui para conhecer ou até baixar o texto dos mais de cerca de setenta livros publicados pela Cátedra Unesco.
Essa notícia foi elaborada pelo P. Geraldo Caliman, SDB.