Graças à colaboração do Pe. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral da Família Salesiana para as Causas dos Santos, a Agência Info Salesiana (ANS) empenha-se, no início de cada mês, por apresentar as figuras de santidade salesiana que o calendário litúrgico recorda em cada mês. Uma iniciativa que deseja ser um estímulo para descobrir (ou redescobrir) alguns traços da sua santidade, a fim de celebrar com mais consciência a sua memória.

“Janeiro propõe à nossa imitação e à nossa oração o testemunho de alguns membros da FS já elevados às honras dos altares e a quem queremos olhar neste ano como modelos de fé”, sublinha o Pe. Cameroni.

15 de janeiro – Bem Aventurado Pe. Luís Variara

É uma figura que avulta por sua fidelidade extraordinária aos caminhos inspirados por Deus, mas traçados e até distorcidos pelas contingências humanas.

Um salesiano missionário que por 28 anos viveu na Colômbia, dedicando-se aos doentes de lepra em ‘Agua de Dios’. Transformou a tristeza do lazareto com a alegria salesiana e com a música, o teatro, o esporte, o estilo de vida do oratório salesiano. E, caso único na história da Igreja, fundou a primeira comunidade religiosa composta por pessoas atingidas por lepra ou filhas de doentes de lepra. Foi “Fundador” a partir da sua realidade de “fundado”, na submissão plena à obediência religiosa. Morreu submetido a um pesado “exílio”, que o afastara da dedicação total da sua vida aos doentes e ao seu Instituto, conjugando, em si e na obediência religiosa mais ilimitada, tanto a fidelidade à obra que Deus lhe pedia quanto a submissão às ordens que lhe impôs o seu legítimo Superior, e que pareciam afastá-lo dos caminhos queridos por Deus.

Clique para mais informações.

22 de janeiro – Bem Aventurada Laura Vicuña

Decorre neste ano o 25° aniversário da beatificação desta adolescente, aluna das Filhas de Maria Auxiliadora.

Uma menina que ofereceu a sua vida pela salvação da própria mãe, como lhe confiará antes de morrer: “São quase dois anos que ofereci a minha vida pela Senhora, para obter a graça da sua volta à Fé. Mãe, antes de morrer não terei a alegria de vê-la arrependida?”. Fazer de tudo para a salvação da mãe foi o anseio constante de Laura. Por isso intensificou cada vez mais a oração, buscou todas as ocasiões de sacrifício que o cotidiano lhe apresentava, levou no coração como um grande segredo que somente Deus conhece. E – quando no período das duas férias Manuel Mora, convivente da mãe e ansiando por amores com Laura, faz de tudo por havê-la também escrava – a menina o rejeita várias vezes com decisão e com aquela especial força haurida da fé autêntica. A oferta de Laura foi aceita por Deus. E a jovem se fina serenamente depois de pronunciar estas gaudiosas últimas palavras: “Obrigada, Jesus! Obrigada, Maria! Morro feliz!”.

Clique para mais informações.

24 de janeiro – São Francisco de Sales

É uma figura mui rica, u’a mina de sabedoria de que haurir, colhendo, como abelha de flor em flor, alguns dos seus ditos sobre a fé: “A Fé é o raio celeste que nos faz contemplar a Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus”; “Repitamos: Deus é o pintor, a nossa fé é a pintura, as cores são a palavra de Deus, o pincel é a Igreja”; “A fé é a grande amiga do nosso espírito e pode, com todo direito, falar às ciências humanas”; “A salvação é indicada pela fé, preparada pela esperança, mas é dada somente à caridade”; “As tentações contra a fé seguem diretas à inteligência para induzi-la a discutir, a devanear, a sonhar”.

Clique para mais informações

30 de janeiro – Bem Aventurado Pe. Bronislau Markiewicz

Fundador das Congregações (masculina e feminina) de São Miguel Arcanjo. Com 18 anos, Bronislau perde a fé. “Eu quis aderir às opiniões dos meus professores – escreverá mais tarde –. Além da fé em Deus, perdi também a paz da alma e o sentido da harmonia interior. Fui invalido pela tristeza”.

No desespero, Bronislau recorre aos grandes escritores poloneses. Comovido por um deles, cai de joelhos e exclama: “Meu Deus, se existes, faze que te conheça!… Que veja a Verdade; e passarei a vida inteira em ação de graças!… Então, estarei disposto a todas as humilhações”. A resposta do Céu foi imediata: “Deus me ouviu! Num instante, a minha alma ficou submersa em luz. Acreditei em tudo o que Santa Igreja ensina. Fiz imediatamente uma confissão geral”. Mas uma conversão sempre carrega em si uma dura luta no plano moral: “Caí ainda, e mesmo muitas vezes. Mas Tu, Senhor Jesus, não me abandonaste!”. A experiência da luta produzirá uma fé muito viva, uma caridade e uma esperança mais fortes, um vivo desejo de viver na humildade, como, com freqüência, o Beato repetia aos seus rapazes: “Sem humildade, sem a aceitação das humilhações, não se pode achar o Senhor Jesus nem na oração, nem no jejum, nem no pranto, nem na vigília”.

Clique para mais informações.

31 de janeiro – Dom Bosco

No dia 16 de agosto de 1815, no norte da Itália, nasceu ‍João Bosco.

Em 1835 entrou para o seminário de Chieri e foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841. Ao visitar presídios e andar pelas ruas de Turim, ele encontrava muitos jovens, que sem trabalho, nem estudo, acabavam entrando na vida do crime, tornando-se marginais, sentiu-se impelido por um profundo desejo de fazer algo por eles.

Em 08 de dezembro de 1841, encontrou-se na sacristia da Igreja com um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Lá mesmo, após a solene missa da Imaculada Conceição, deu-lhe uma primeira aula de catecismo, rezando com ele uma Ave Maria. Convidou-o a retornar outras vezes. E este voltou com outros amigos, que como ele, viram no jovem padre um amigo em quem podiam confiar. Em pouco tempo, já eram centenas de jovens que iam até Dom Bosco. Daí surgiu o Oratório Festivo, sua primeira obra.

Depois de passar por diversos locais com seus jovens, em 1846 ele estabeleceu-se em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório Festivo São Francisco de Sales. Fundou também, junto do Oratório, uma escola profissional. E, percebendo que muitos dos que frequentavam sua obra não tinham onde morar, criou um internato.

Fundou em 1859 na cidade de Turim a Sociedade São Francisco de Sales, cujos membros são conhecidos como Salesianos de Dom Bosco.  Sentindo a necessidade de educar também as meninas, fundou em 1872, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).

Morreu com 73 anos incompletos, no dia 31 de janeiro de 1888.

Em 1929  Dom Bosco é beatificado e no dia 1º de Abril de 1934 foi proclamado santo pelo papa Pio XI. 

Em 1989 foi proclamado "Pai e Mestre da Juventude" pelo Papa João Paulo II, São João Bosco deixou aos salesianos a missão de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

Clique aqui e saiba mais sobre a "Santidade na Família Salesiana.

Fontes: ANS e Inspetoria Maria Auxiliadora

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.