O Beato Filipe Rinaldi, terceiro sucessor Dom Bosco, é uma figura marcante na história da Família Salesiana. Nascido em Itália, a 28 de maio de 1856, viveu uma vida humilde, dedicada e de serviço, inspirando várias gerações com a sua fidelidade ao carisma de Dom Bosco. Entre as muitas iniciativas que marcaram sua vida, destaque para a fundação das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), uma expressão inovadora e profunda do espírito salesiano.
No dia 5 de dezembro celebra-se a sua memória.
A história de Filipe Rinaldi é, antes de mais, um testemunho de como Deus age, com paciência e ternura, na vida de cada um. Durante a sua juventude, Filipe não demonstrou grande interesse pela vida religiosa, contrariando as diversas exortações de Dom Bosco que via nele um potencial extraordinário. Contudo, após um encontro transformador com Dom Bosco, Filipe sentiu que estava a ser chamado para a abraçar a vocação salesiana. Esse foi o momento que mudou, verdadeiramente, a sua vida.
Filipe compreendeu, realmente os desafios e as hesitações que muitas pessoas enfrentam ao discernir sobre a vontade de Deus e, esse entendimento, tornou-o um guia espiritual acolhedor e compassivo.
Ordenado sacerdote em 1882, o Beato Filipe Rinaldi está também nas raízes da presença salesiana no nosso país, tendo sido o primeiro provincial dos Salesianos de Espanha e Portugal. O seu trabalho destacou-se pela capacidade de adaptar o carisma de Dom Bosco às realidades locais, mantendo sempre o foco na educação e na evangelização da juventude.
Quando, em 1922, assumiu o cargo de Reitor-Mor, o Pe. Filipe Rinaldi, demonstrou visão e inovação. Promovendo a expansão das missões salesianas em todo o mundo, intensificou a formação dos salesianos e deu grande ênfase ao papel da Família Salesiana como um todo.
Foi sob a sua liderança que a Família Salesiana ganhou uma nova vida, consolidando-se como uma força global ao serviço dos jovens e dos mais necessitados.
Leia também CG28: Capitulares reúnem na Casa-Mãe da Congregação
Voluntárias de Dom Bosco: uma nova forma de consagração
Um dos maiores legados do Beato Filipe Rinaldi foi a fundação das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), em 1917. As VDB são um instituto secular, parte integrante da Família Salesiana, destinado a mulheres que desejam consagrar a sua vida a Deus e ao carisma salesiano, mas que não podem ou não pretendem entrar numa congregação religiosa.
Tendo como missão testemunhar o amor de Deus e os valores do Evangelho, no meio da sociedade, as VDB exercem o seu apostolado, especialmente, nos ambiente onde a presença de religiosos tradicionais é limitada. As VDB são, assim, mulheres leigas consagradas, comprometidas com a transformação do mundo, mas que sem deixarem as suas vidas profissionais ou sociais, seguem o exemplo de Cristo e de Dom Bosco.
Sem hábitos religiosos ou uma vida comunitária formal, as VDB são um testemunho vibrante da amplitude e da riqueza da missão salesiana.
Saiba mais sobre este grupo da Família Salesiana em https://familiasalesiana.pt/voluntarias-dom-bosco/
Santidade no cotidiano
A história do Beato Filipe Rinaldi é um convite a todos para que possamos viver, com dedicação e entusiasmo, a missão que Deus nos confia.
Seja como religiosos, leigos ou membros de institutos seculares – como as VDB -, o carisma salesiano ensina-nos que a santidade é um caminho acessível e concreto, baseada no amor, na alegria e no serviço.
Que a vida e o testemunho do Beato Filipe Rinaldi continuem a inspirar a Família Salesiana a levar o amor de Deus aos jovens e ao mundo, com a coragem de inovar e a fidelidade ao espírito de Dom Bosco.
Que a sua intercessão nos fortaleça no caminho da santidade, ajudando-nos a transformar as nossas vidas e as nossas comunidades, com o espírito salesiano.