Nós, da Presença Salesiana de Araxá/MG (Colégio Salesiano Dom Bosco, Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e Paróquia São Domingos de Gusmão) tivemos a honra de estar presentes no 2º Encontro Inspetorial da Juventude Salesiana, que aconteceu em Brasília nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022.
Após o longo período de encontro on-line pudemos nos reunir com todas as presenças da Inspetoria São João Bosco e tivemos muitos momentos de convivência, partilhas, espiritualidade, animação, apresentações culturais, alegria e festa.
“Dom Bosco entre nós: a alegria do encontro” foi o tema do encontro que contou com a presença ilustre do nosso Reitor-Mor P. Ángel Fernández Artime.
Um dos grandes momentos foi o “Bate papo com o Reitor Mor”, um diálogo com os jovens da Inspetoria São João Bosco que foi realizado de maneira híbrida, com jovens em diversas partes do país, on-line, e presentes na Escola Salesiana de Brasília.
Com muito carisma, humanidade, ternura e, acima de tudo, bom humor, P. Ángel deu importantes recados aos nossos jovens.
Questionado sobre a tendência dos “pátios virtuais”, que tiveram início na pandemia e o pátio presencial de Dom Bosco, P. Ángel diz:
Penso que no futuro, a missão Salesiana continuará nos dois pátios. O pátio virtual não é o único modo possível e nem a melhor maneira. Os jovens precisam se encontrar, estar juntos, se abraçar! A pandemia e o pátio virtual abriram muitas possibilidades como encontros presenciais e a transmissão para grupos que não podem estar presentes. As possibilidades agora são muito boas e isso chegou para ficar, mas não para substituir, veio para complementar! Sabemos que no mundo empresarial o trabalho híbrido já é reconhecido como produtivo e é isso que deve acontecer nas missões Salesianas! Mas temos sempre que lembrar: os encontros no pátio são de simpatia, de portas abertas, de carisma, uma riqueza que não podemos perder!
O Reitor-Mor ainda complementou: os irmãos salesianos precisam estar sempre no meio dos jovens. Não é preciso ter estrutura física, tudo que é necessário são os jovens sempre acompanhados pelos salesianos, como sonhou Dom Bosco e esse também é meu grande sonho!
Para aqueles que se perguntam onde está Deus e se perderam no caminho da vida o Reitor-Mor deixou reflexões de carinho:
Vemos tanta dor assolando países tão pobres e vemos pessoas com muito mais força para viver que os jovens do primeiro mundo. Temos que estar muito atentos à dignidade das pessoas. Onde está Deus e como falar dele quando a vida está sob dor e sofrimento? Não é fácil, mas é maravilhosa a oportunidade que Deus nos dá de poder conversar. Temos a chance de dizer aos jovens que eles não estão sozinhos e que têm pessoas que cuidam deles!
Jovens: não sejam os filhos do quarto, do sofá! Sejam os jovens que falam de Deus! Deus precisa de todos nós, Porque Ele quis assim! E Ele estará com você, onde você estiver!
Segundo P. Ángel, os jovens precisam ter um projeto de vida e falar dele com Deus. Precisam observar a sua vocação, seja ela de constituir família, de assumir a vida sacerdotal ou religiosa.
Hoje devemos preparar o amanhã e amanhã, o depois de amanhã!
O seu projeto de vida deve ser do tamanho da sua felicidade! Nós não vivemos para sermos infelizes! Necessitamos de felicidade verdadeira! A felicidade, quando não é profunda, não é verdadeira, são só momentos e experiências. Ao final, é o seu coração quem diz se você está ou não feliz. Deus já tem um sonho para cada um dos jovens, mas eles precisam querer esse sonho e trazê-lo para suas vidas!
Segundo P. Ángel, a Presença Salesiana no mundo é muito importante para os jovens, uma presença afetiva e efetiva.
Precisamos estar com os jovens, conversando e escutando. Nossas presenças escolares nos dão oportunidade de cuidarmos dos jovens. Mas, onde estão nossos jovens que não têm acesso a essas escolas? Hoje, o que precisam os jovens que temos? Precisamos ter atividades que tirem os jovens nas noites sombrias, do mundo das drogas e que os aproximem de Deus, para que não se percam na vida. Nós, enquanto educadores, devemos sempre pensar com criatividade para estar junto à juventude.
Se você não está no coração dos jovens, você não é Salesiano. E se você, jovem, não pensa no que pode fazer para mudar a sua vida e o mundo, nos seus sonhos, seu coração ainda não é Salesiano!
E para finalizar esse riquíssimo momento de partilha, P. Ángel deixou um recado para os jovens salesianos contribuírem para a construção de uma sociedade mais humana e mais fraterna, nas questões políticas:
Nosso jovens precisam e devem estar envolvidos na política sim, visando um mundo com mais sensibilidade, porque os jovens com coração salesiano devem cuidar sempre um do outro!