Uma aula sobre o tema de Epigenética, promovida no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, pôs em prática uma metodologia inovadora. Durante a aula, os estudantes assumiram o papel de ensinar aos colegas de turma sobre o tema que eles mesmos pesquisaram.
A aula aconteceu na segunda-feira (03). Nela, os estudantes realizaram um estudo dirigido sobre o tema da Epigenética, área da biologia que estuda mudanças no fenótipo que não são causadas por alterações na sequência de DNA.
Após os estudos conceituais de síntese de proteínas, os alunos pesquisaram informações em arquivos científicos sobre o efeito da "metilação do DNA". Os grupos foram divididos com a missão de aprofundar os estudos nos temas “A metilação do DNA”, “A relação do trauma e a epigenética”, “A alimentação e a epigenética”, “Metilação”, “O papel da epigenética e as doenças humanas” e “Possibilidade de tratamento de doenças epigenéticas”.
Depois dos estudos, a turma iniciou um diálogo sobre o tema compartilhando as informações alcançadas por cada grupo.
A professora responsável, Lidiane de Souza Reis Ubaldino, avaliou a a atividade como muito positiva. “Com esse trabalho, foi possível trazer o protagonismo dos estudos para os alunos. Nessa atividade, o professor assumiu o papel de mediador nas pesquisas e na organização do estudo dirigido e compartilhado”, celebrou .