O CESAM-MG, em uma parceria de sucesso com a JA Minas Gerais, concluiu a última etapa do projeto Conectado com o Futuro.
Nesta etapa, foi realizada a primeira edição da trilha Innovation Camp, que trouxe uma proposta de experiência baseada no desing thinking, uma ferramenta inovadora que coloca o jovem como protagonista na proposição de soluções para os problemas inerentes a realidade em que vivem, tendo como principal norteador a empatia.
Os aprendizes foram desafiados a pensar em uma proposta de ação para o problema que ficou conhecido como público Nem-Nem, ou seja, nem trabalha e nem estuda, que representa um fenômeno das novas gerações e causa impacto nas dinâmicas de inserção do jovem no mundo do trabalho.
Cada equipe apresentou seu projeto em um Pitch de três minutos para uma banca avaliadora, composta por empresários de diversos ramos de atuação profissional que são parceiros do programa, onde puderam demonstrar suas habilidades de argumentação, dentre outras competências requeridas no universo profissional atual, concorrendo a prêmios que ofereceram um estímulo a mais para a criatividade dos jovens.
A proposta foi uma incrível oportunidade para que nossos jovens pudessem experimentar uma verdadeira imersão nas novas tendências do mercado tecnológico, utilizando ferramentas que representam as visões mais atuais na resolução de problemas, expandindo horizontes e possibilitando a tomada de consciência de diversas possibilidades para a construção de seus projetos de vida para o futuro.
Para a Iolanda Oliveira (Analista de Gestão de Projetos da Junior Achievement Minas Gerais): "Neste mês de julho, tive a oportunidade de rodar o primeiro Innovation Camp, que está dentro da trilha do projeto Conectado com o Futuro, no qual os aprendizes tiveram a oportunidade de receber a capacitação sobre mercado de trabalho e o futuro do trabalho. Foi um trabalho lindo em parceria com os educadores do CESAM, que só foi possível ver essa meninada inovando, graças a eles. O Innovation Camp trabalha a ferramenta design thinking, no qual a empatia é um dos principais pilares, e os meninos fizeram isso muito bem, trazendo várias ideias de soluções para o público nem-nem, ou seja, nem estuda e nem trabalha, deixando a sua originalidade."
O CESAM-MG, junto com a JA Minas Gerais, tem atuado na busca por uma formação profissional alinhada com as demandas do trabalho do futuro e da empregabilidade do jovem nesta nova conjuntura de constantes inovações tecnológicas a qual os aprendizes atendidos já estão inseridos.
As equipes vencedoras serão premiadas na próxima semana, em um momento online realizado pela JA Minas Gerais, na própria unidade do CESAM-MG.
Agradecemos a parceria de sucesso realizada e permanecemos de portas abertas para novas propostas de trabalho que elevem nossos jovens a oportunidades de aprendizado e experiências transformadoras, pois este é nosso objetivo enquanto missão, transformar a realidade das juventudes, oferecendo os meios necessários para que sejam capazes de enfrentar os desafios da atualidade sem perder de vista os valores que compõe a perspectiva humana e cristã presentes na obra.
Essa noticia foi elaborada com a colaboração da Instrutora Priscila Pelegrino.