Nos últimos meses, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia realizou um preparatório de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu nos dias 3 e 10 em novembro. A capacitação foi promovida em parceria com a professora voluntária Elaine Nicolodi, que é graduada em Letras e mestre e doutora em Educação. Durante a programação, os aprendizes tiveram encontros presenciais e também fizeram a produção de redações em casa.
O preparatório foi realizado em formato de oficina com o objetivo de proporcionar um momento dedicado ao estudo sobre a estrutura da prova de redação do ENEM e temas que poderiam ser cobrados. “É entender ‘como eu organizo o meu pensamento para a prova?’ Os aprendizes têm aula de redação na escola, com mais ou menos profundidade, mas têm. A ideia aqui é fazer uma pausa para organizar o pensamento para estudar e fazer a prova. Então, eles precisam de uma estratégia de tempo também”, afirma Elaine.
A professora explica que a capacitação foi desenvolvida de forma objetiva para que os jovens entendessem e seguissem um passo a passo para produção de suas redações. Para isso, foram propostos temas que os aprendizes pudessem exercitar, fazendo recortes conforme a realidade que vivenciam e observam. “Eles perguntaram muito sobre repertório sociocultural, do que eles consomem na internet, na mídia, em livros e no conteúdo da sala de aula. Tudo isso eles já têm. Mas ‘como que colocar isso organizado em uma prova que só lá na hora vou saber qual é o tema?’ O ponto focal da oficina é esse.”
No preparatório, os aprendizes fizeram leituras, se aprofundaram no modelo de redação exigido no ENEM e aprenderam estratégias de produção de texto. “É preciso exercitar as habilidades porque existe uma infinidade de temas possíveis. Então, ofereci um exemplo de texto para cada um. A partir dele, eles produziram o deles para também incentivar a leitura, porque redação é leitura. Além de escrita, estratégia e planejamento, ler também é fundamental.”
O aprendiz Valdir Júnior Martins elogia a iniciativa do CESAM Goiânia e afirma que o preparatório foi muito didático. “A professora é muito boa e explica super bem. Acredito que a oficina é bem necessária porque o maior peso da prova é a redação. Então, é muito importante ter esse espaço e tempo para se aprofundar e aperfeiçoar nossos conhecimentos e habilidades de produção de texto.”
Já o aprendiz Kaillon Rocha acredita que o preparatório foi uma oportunidade de se preparar melhor por conseguir incluí-lo em sua rotina. “Foi muito bom ter esse momento pra gente ter uma ideia mais concreta de como fazer corretamente a redação. Acho essa oficina importante para refletirmos. Como não temos tempo durante a semana, é muito bom ter esse momento com uma professora especializada em redação para nos orientar.”
Emocionada, Elaine afirma que sempre quis desenvolver a oficina de redação para o ENEM no CESAM Goiânia. “Os aprendizes são estudantes e trabalhadores. Sei que o tempo de estudo deles é muito pequeno. Redação é um tema que eu tinha uma certa dificuldade na época de escola, mas que hoje me cativa muito. Eu também fui aluna salesiana em Anápolis, então tenho essa memória afetiva. Senti que eu precisava contribuir de alguma forma.”
A oficina preparatória de redação para o ENEM foi promovida para apoiar os jovens e adolescentes do Programa de Socioaprendizagem a conquistarem uma educação superior de qualidade. A capacitação reforça os pilares do CESAM Goiânia de atuar na construção de competências para além do curso teórico do programa, sendo também uma Formação Permanente de Aprendizes. Ela acontece periodicamente a partir de eventos, palestras, oficinas e mesas redondas que abordam conteúdos transversais relacionados à: cidadania, educação e promoção de direitos.