Durante o último mês, os jovens do Centro Salesiano do Aprendiz(CESAM) de Goiânia promoveram a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, criando sua própria campanha para o Outubro Rosa. Esta mobilização acontece internacionalmente valorizando a orientação e o autocuidado para reforçar o diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o tipo de câncer mais frequente em mulheres no país, após o câncer de pele. A estimativa é que sejam registrados 73,6 mil novos casos de câncer de mama até 2025 no Brasil, chegando a taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A incidência maior ocorre a partir dos 35 anos, aumentando de modo progressivo, principalmente após os 50 anos. Embora raro, o câncer de mama também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.

Os principais sinais e sintomas são: nódulo (caroço) na mama, axila ou pescoço; pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja; alterações no mamilo. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos saudáveis, como praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Além de apresentar os dados e os sintomas, a campanha criada pelos aprendizes também trouxe orientações sobre o autoexame e como procurar ajuda. A atividade foi desenvolvida nas turmas de conhecimentos específicos I e II, contando com etapas de pesquisa, produção de cartazes e ação interna. Os jovens criaram um mural contendo informações sobre a prevenção ao câncer de mama e também compartilharam as orientações com aprendizes de outras turmas.

A mobilização dos jovens e adolescentes do Programa de Socioaprendizagem é uma iniciativa em prol da valorização da vida. A educadora Mônica Godoi explica que a campanha criada coloca os aprendizes como protagonistas em uma iniciativa que contribui também para a comunidade. “Ela reflete na formação humana e social dos jovens. Mobilizações como esta ajuda as próximas gerações a se conectarem com questões de saúde pública e a compreenderem o papel social que podem desempenhar em suas comunidades.”
Para a aprendiz Júlia Stephany, a mobilização dos jovens do CESAM Goiânia é fundamental para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, pois reflete na educação da juventude para além da instituição. A aprendiz Julhy Gabrielly acredita que o Outubro Rosa também reforça a importância de se solidarizar com as pessoas afetadas pelo câncer de mama. “A atividade criou um espaço para o diálogo e troca de experiências, fundamental para promover a saúde e a prevenção”.
Mônica afirma que além de incentivar os jovens para os cuidados com a saúde e a criação de hábitos saudáveis desde cedo, a campanha desenvolvida torna os aprendizes difusores dessa mobilização. “É um movimento em que eles também começam a conscientizar e orientar outras pessoas, como amigos e familiares. Isso promove uma visão mais ampla e empática da sociedade, estimulando a responsabilidade social.”
A educadora reforça que a campanha reflete o propósito do CESAM Goiânia em atuar para o desenvolvimento integral do jovem, incluindo aspectos sociais, físicos e emocionais. “É uma iniciativa que promove o cuidado consigo e com o outro, refletindo os princípios de Dom Bosco. Estamos muito orgulhosos dos aprendizes porque eles se envolveram com muita profundidade, contribuindo diretamente para seu crescimento pessoal, profissional e cidadão.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.