No dia 11 de setembro, os aprendizes do Cesam-ES participaram de duas ações simultâneas em parceria com a empresa Vale Mineração, no âmbito do Projeto Vale nas Escolas, ofertado pela empresa, que está sendo realizado junto aos adolescentes.
Na data, parte dos aprendizes participaram da Oficina de Programação de Jogos, que tem seu foco no controle e sustentabilidade ambiental, além de promover uma consciência sustentável, utilizando a inovação tecnológica, a criatividade e o diálogo como ferramentas de aprendizado. A ação aconteceu dentro dos espaços da Presença Salesiana de Vitória, onde acontece a Aprendizagem do Cesam.
Enquanto isso, o outro grupo participava do Tour Guiado na empresa. Os adolescentes participaram de uma visita ao Parque Botânico e ao Complexo de Tubarão. A empresa ofertou aos aprendizes translado de ida e retorno, brindes e lanches, ofertados pela companhia.
O Parque Botânico Vale, localizado dentro do Cinturão Verde da Vale, apresenta o processo de restauração florestal e preservação da Mata Atlântica e, há 20 anos, atrai visitantes levantando o debate sobre a preservação e a educação ambiental.
Durante a visita, os aprendizes também puderam conhecer dados econômicos e explicou os rigorosos padrões de segurança adotados pela empresa. No tour, os adolescentes aprenderam sobre o processo de mineração, controles ambientais aplicados na exportação do minério, usinas de pelotização, além de visualizarem na prática a utilização do porto e da ferrovia como recursos logísticos dos para o Brasil e para o mundo.
"Atividades como essa reforçam mais uma parceria bem-sucedida do Cesam-ES, que busca proporcionar aos aprendizes uma formação profissional enriquecida com conhecimentos sobre os diversos aspectos que impactam a sociedade e estimulam uma consciência cidadã", frisou a supervisora do Programa Adolescente Aprendiz, Flávia Lima França.