Brinquedos, roupas, cartas e objetos que contam histórias. Aprender sobre o ‘eu’ e por meio de objetos contar sua história, experiências, falar dos gostos pessoais, sentimentos e emoções da infância.
A turma do 2º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, a partir da leitura do livro “A Caixa de Jessica”, do autor Peter Carnavas, desenvolveu uma série de atividades pedagógicas e lúdicas para discutir sobre a importância de cada aluno e de sua história. O projeto literário também abordou o respeito às diferenças e a valorização do outro. Além de reconhecer o valor de cada aluno, como um ser único, a atividade proporcionou o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
O projeto foi desenvolvido ao longo dos meses de maio, junho e julho, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção de Texto e História. Para a professora responsável, Elizamara Pratti, o projeto literário auxilia no desenvolvimento social, emocional e cognitivo. “A leitura e os diálogos com a turma possibilitaram a construção do conhecimento de mundo, mostrou a importância do respeito mútuo e a valorização do outro respeitando as diferenças. Além de estimular a fantasia e imaginação inserindo o lúdico com intencionalidade”.