No dicionário, memória é aquilo que ocorre no espírito como resultado de experiências já vividas. Para resgatar a ancestralidade de familiares, amigos e conhecidos idosos, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória embarcaram em uma viagem pelas memórias no Projeto Se Bem Me Lembro.
Desenvolvido em Língua Portuguesa, a atividade envolveu os estudantes em um resgate de histórias por meio de entrevistas, fotos e fatos. Avós, parentes e conhecidos idosos dos alunos foram entrevistados de forma virtual ou por telefone, evitando assim aglomerações. Em cada conversa, o registro das memórias que mais marcaram os entrevistados especiais e, também, os alunos, por meio de produções de texto, legendas para fotos e de sonetos.
Para a conclusão do projeto, os estudantes participaram de um café da manhã com bate-papo com o Pe. Braz Carnielli, da Presença Salesiana de Vitória. O momento envolveu os alunos nas histórias sobre a infância, família e a vida religiosa do padre. “A troca entre gerações é das trocas mais bonitas que podemos fazer. O projeto traz como proposta essa reflexão sobre a ancestralidade e a importância de valorizarmos a sabedoria dos idosos”, afirmou o professor e coordenador da atividade, Lucas Gambarini.