Na última quinta-feira (18/04), os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Inicias do Ateneu Salesiano Dom Bosco assistiram o espetáculo de O Pequeno Príncipe. O musical foi realizado no Teatro Goiânia e é uma inspiração adaptada da obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Ela conta a história de um aviador que cai com seu avião no deserto do Saara e lá encontra um pequeno príncipe, originário do asteroide B612.
O enredo original retrata a amizade entre o piloto e a sábia criança, que compreende o que os adultos são incapazes. Sendo uma das obras mais vendidas no mundo, o clássico foi adaptado pela Pinheiro Produções Artísticas, reconhecida companhia de teatro infantil do Brasil. Emocionante e marcado por profundas reflexões, o musical apresenta a história de maneira lúdica e envolvente.
O espetáculo levou aos alunos a importância de ver o mundo com olhos de criança e de cultivar valores essenciais. A supervisora pedagógica do Ateneu Salesiano Dom Bosco, Cristina Albuquerque explica que estes são princípios que estão profundamente ligados aos desenvolvidos no dia a dia dos alunos. “As atividades lúdicas contribuem muito, estimulando criatividade, expressão emocional e habilidades sociais. E a história de O Pequeno Príncipe ensina muitas lições preciosas para uma vida significativa.”
Os programas culturais associados ao ensino escolar têm uma importância significativa e o teatro pode contribuir muito para o desenvolvimento infantil. Ele proporciona a oportunidade de vivenciar histórias e personagens de forma vívida, o que pode melhorar habilidades de atenção, compreensão e empatia.
A supervisora pedagógica do Ateneu Salesiano Dom Bosco, Kezia Borges reforça que momentos como este proporcionam uma experiência enriquecedora para os estudantes e complementam o currículo escolar. Ela explica que as atividades culturais adequadas ao universo infantil são oportunidades também de atrair a atenção das crianças para uma formação além da sala de aula. “São trabalhados temas transversais – como imaginação, solidão, responsabilidade, amizade e amor ao próximo – fundamentais para o desenvolvimento social, emocional e ético dos alunos.”