A mudança de segmento traz muitas novidades aos alunos do 6º ano dos Anos Finais. Ainda há o entusiasmo ao chamar a “tia” de professora. Antes eram duas professoras regentes, agora um professor para cada componente curricular, que aumentaram para doze. Novos desafios, novas responsabilidades e novas formas de aprender também!
Na última aula de Ciências, o professor Paulo Fernando propôs uma sala de aula invertida, que consiste em transformar o espaço em um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
A partir do conteúdo sobre “rochas”, os alunos ficaram responsáveis por pesquisar on-line ou off-line algum tipo de rocha e descobrir todas as características e particularidades. Esse tipo de dinâmica resulta em estudantes mais participativos e ativos no seu processo de ensino-aprendizagem.
Na sala, os alunos compartilharam suas pesquisas e descobertas com a turma. Essa atividade proporcionou um olhar diferenciado com o conteúdo pedagógico da etapa letiva e promoveu uma interação entre os estudantes e o professor acerca do tema estudado.