Na tarde desta segunda-feira (15), os alunos do Colégio Salesiano Jardim Camburi que realizaram opção pela eletiva Projeto Cosméticos participaram de uma visita às instalações do Centro Universitário Salesiano – UniSales. Durante a atividade, que foi acompanhada pela coordenadora do curso de Farmácia do UniSales, Christiane Curi, os alunos puderam conhecer os laboratórios do Centro Universitário e participaram da confecção do shampoo sólido Asuk, desenvolvido durante o Projeto Integrador UniSales, com foco em inovação e sustentabilidade ambiental.
A visita marcou a abertura da eletiva Projeto Cosméticos, atividade extracurricular já tradicional da escola, recentemente incorporada como componente curricular eletiva. No projeto, os alunos são convidados a pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando a mão na massa para elaborar e produzir produtos cosméticos como sabonetes e hidratantes, desenvolvendo marcas, embalagens, fórmulas químicas, até a entrega do produto final.
Ao todo, 25 alunos participaram da atividade. São estudantes como a Luiza Machado, da 1ª série C, que gosta muito da área de química e tem vontade de seguir carreira na área de saúde.
“Foi muito bom! Passamos por vários laboratórios, conhecemos alunos, professores. Gostei muito da experiência e quero poder voltar ao UniSales”, contou.
Ela escolheu o Projeto Cosméticos como eletiva por ter afinidade com a química e teve a oportunidade de ver na prática o que vão realizar nesta componente curricular.
Para o professor coordenador da eletiva, Leonardo Pimentel, a atividade é perfeita para que os alunos possam visualizar a prática em química.
“O conhecimento que eles estão adquirindo aqui será aplicado ao longo da eletiva, inclusive a possibilidade de desenvolver um produto inovador e focado em responsabilidade ambiental, como estão fazendo os alunos do Projeto Integrador UniSales”, contou o professor.
Leonardo destacou ainda que momentos assim só são possíveis graças à integração entre obras salesianas, que permite um projeto educacional contínuo desde os anos iniciais até a pós-graduação.
“Essa parceria se estabelece de forma muito fácil e compensadora. Os alunos do Ensino Médio estão tendo contato com essa estrutura do Ensino Superior e isso também abre os olhos para a possibilidade de fazer essa escolha profissional pela química e seguir em uma instituição salesiana de excelente qualidade que é o UniSales”, concluiu Leonardo Pimentel.
Quem recepcionou os alunos e apresentou a estrutura do curso e do Centro Universitário foi a coordenadora do curso de Farmácia e da Pós-Graduação UniSales, Christiane Curi.
“Com essa atividade, nossos alunos do curso de Farmácia, que também trabalharam esse empreendedorismo na cosmetologia, puderam mostrar o trabalho que desenvolveram. Isso é importante para os alunos do colégio que vivenciam um laboratório diferenciado, têm esse estímulo do empreendedorismo e descobrem essa possibilidade da farmácia para a cosmetologia, valorizando também essa área profissional. É uma parceria excelente para todos os envolvidos!”, destacou Christiane.