Na última semana do mês de fevereiro, os alunos do 9º ano do Salesiano Jardim Camburi participaram de uma atividade em parceria com a equipe da Plataforma Árvore, biblioteca virtual ofertada aos estudantes da unidade. O tema tratado foi "Mentes Digitais: A Ética no Mundo da IA".
A atividade teve como principal objetivo dar aos estudantes a habilidade de entender quando um determinado material foi elaborado por uma inteligência artificial, ou de um conteúdo de autoria humana. A mediadora expôs fragmentos de textos, e os alunos tinham a tarefa de identificar se aquele trecho foi elaborado por humanos, ou por inteligência artificial. Depois da tentativa de que os alunos definirem a autoria dos textos, a mediadora apresentava a autoria real do texto e as características que poderiam indicar a autoria de inteligência artificial.
A bibliotecária do Salesiano Jardim Camburi, Estela Maris Teixeira Lopes Braga, avaliou a atividade e ressaltou a importâcia de reflexões como essas para os estudantes do colégio.
"Foi uma atividade muito positiva e proveitosa. Principalmente porque esse cenário aponta uma valorização do conhecimento humano. Quando uma pessoa tem uma base concreta e embasada de conhecimento, dificilmente ela se deixará enganar por uma informação da inteligência artificial. Se não existe essa base bem construída, o aluno não saberá diferenciar se uma resposta tem ou não embasamento", frisou Estela.