Nesse final de semana os Cristãos espalhados pelo mundo iniciaram a preparação para o Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. Começou na noite do sábado ( 27/11) , e vai até o dia 24 de dezembro. É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. 

Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento, a gente se prepara para o Natal. Nesse tempo litúrgico, as  celebrações eucarísticas trazem leituras dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus, anunciando a proximidade do Reino de Deus. 

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. 

Símbolos do Advento

Os  símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. 

A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. 

A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. 

Símbolos presentes na coroa

A coroa  - o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

Os  ramos verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. 

A fita vermelha: A fita e o laço vermelho que envolvem a coroa simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas: As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

As quatro velas: As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. 

Na medida em que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada do Senhor Jesus, luz do mundo, no meio de nós, dissipando toda escuridão e trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. 

A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. 

A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. 

A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

“O tempo do Advento, por meio de vários símbolos, prepara-nos para a celebração do mistério da Encarnação do Filho de Deus e recorda-nos que a vida humana é uma espera contínua.” Lembrou  Papa Francisco  em audiência no Vaticano, na manhã desta quarta-feira ( 24/11). 

 

Fonte

https://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/advento-tempo-de-preparacao-para-o-natal

https://arquidiocesebh.org.br/noticias/artigo-tempo-de-advento-e-tempo-de-secreta-alegria-padre-danilo-cesar-secretariado-arquidiocesano-de-liturgia-de-bh/

https://agencia.ecclesia.pt/portal/vaticano-papa-convida-a-preparar-natal-com-ajuda-dos-simbolos-do-advento/


Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.