“Para fazer uma boa comunhão é preciso ter a consciência limpa de todo o pecado mortal. Quem tivesse um só que fosse, cometeria um sacrilégio e, como diz São Paulo, comeria e beberia seu próprio julgamento e a sua condenação, não distinguindo o corpo do Senhor, do pão material” (Jovem Instruído, pág. 129).
O nosso pai e mestre São João Bosco sempre expressou o seu amor e a sua devoção à Santíssima Eucaristia de um modo muito profundo, e não só ele, mas também os seus jovens no Oratório de Valdocco, pois sempre recomendava a comunhão do corpo e sangue do Senhor, pequenas visitas ao Santíssimo Sacramento no decorrer do dia e também os momentos de adoração Eucarística. Portanto, São João Bosco tinha um grande zelo na preparação dos jovens mediante uma boa confissão para receber este alimento salutar.
A confissão e a comunhão eucarística eram os dois Sacramentos que sempre sustentaram o nosso pai São João Bosco na busca da santidade. Há um fato, nas Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, que retrata bem a consciência que Dom Bosco tinha desses dois sacramentos, pois ele diz:
“desejava completar os estudos, mas tremia ao pensamento de comprometer-me por toda a vida; por isso não quis tomar uma resolução definitiva sem antes obter o pleno consentimento do confessor” (MO, pág. 111).
E Dom Bosco em seguida diz: “esmerei-me quando pude em pôr em prática o conselho do Teólogo Borel que com o recolhimento e a comunhão frequente se conserva e aperfeiçoa a vocação”. (MO, pág. 111)
Portanto, aprendamos com São João Bosco a cultivar a graça de uma verdadeira e piedosa devoção à Santíssima Eucaristia. O Papa Bento XVI, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis, afirma que “a Santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem”. (Cf. Sacramentum Caritatis n.01). Oxalá que cada salesiano possa viver em plenitude essa doação de amor de Jesus Cristo em favor dos jovens, especialmente dos mais pobres.
Referências Bibliográficas:
1- JOÃO BOSCO, Santo (1815-1888). O jovem instruído: na prática de seus deveres religiosos/ Dom Bosco; edição fac-similar com introdução do Pe. Antônio da Silva Ferreira. Barbacena: Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa, 2003. XXII, 637p.
2- (MO) Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, 1815-1855/ São João Bosco; tradução Fausto Santa Catarina: edição revista e ampliada, aos cuidados de Antônio da Silva Ferreira. Brasília: Editora Dom Bosco, 2012.
3- Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis de Sua Santidade Bento XVI. 2007.