Maria é o exemplo vivo do amor de Deus pela humanidade. Por meio do seu amor materno, Maria mostra a todos como Deus nos ama e acompanha em nossa vida de cada dia. Ao olhar para Maria como testemunha do amor do Pai Celeste, podemos viver uma relação sempre mais profunda e autêntica com Deus.

Comentário do Reitor Mor

Caríssimos, aqui estamos em nosso quarto dia, quase na metade do nosso caminho na companhia de Maria. Hoje damos mais um passo na compreensão da verdadeira devoção a Maria. Nosso patrono, São Francisco de Sales, ensinou-nos que a devoção não é simplesmente um ato exterior, mas uma relação profunda e autêntica com Deus. É o próprio Deus que nos ama por primeiro e abriu o canal de comunicação conosco. E o fez por meio de Maria, que deu ao mundo o Salvador. Assim como Deus se tornou homem por meio de Maria, nós também podemos aproximar-nos d’Ele por meio d’Ela, a nossa Mãe celeste. Há três graus de devoção a Maria: o primeiro consiste em viver uma vida cristã autêntica, evitando o mal e rezando ocasionalmente a Maria; o segundo grau comporta amor, confiança e veneração mais profundos por Maria, tomando-a como modelo de vida; enfim, o terceiro grau envolve uma consagração total a Maria e a Jesus por meio dela, fazendo tudo com Maria, em Maria e por Maria.

Recordemos com carinho de São Domingos Sávio, que se entregou totalmente a Maria ao fundar a Companhia da Imaculada, um gesto que inspirou muitos outros jovens a segui-lo. Esse primeiro grupo de jovens consagrados a Maria deu origem, mais tarde, com Dom Bosco, ao núcleo básico dos Salesianos, criando assim a Sociedade Salesiana. Também no encontro entre Dom Bosco e Madre Mazzarello podemos colher o desejo ardente de estender o amor de Maria às jovens, o que se concretizou na fundação das Filhas de Maria Auxiliadora. A experiência vivida em Valdocco e em Mornese mostra-nos claramente a intervenção direta de Maria na vida de Dom Bosco, dos jovens e dos seus colaboradores, que se entregaram a Ela como filhos. Em tudo isso, vemos o poder e a maternidade de Maria que, como Mãe amorosa, guia e protege os seus filhos no caminho da vida.

Entrega a Maria

Virgem Maria, mulher contemplativa, testemunha do amor de Deus por todas as suas criaturas, que viveste em profunda relação com o Senhor, livra-nos das preocupações “do fazer” e da agitação de cada dia. Com teu exemplo, atrai a ti as nossas comunidades educadoras.

Desejamos consagrar-nos a Jesus, teu Filho, para que contigo, em ti e por meio de ti, possamos compreender o segredo do “saber perder tempo com Jesus”, guardando a paz interior que nos torna discípulos autênticos, fiéis e alegres, como fontes geradoras de vocações na Igreja e na Família Salesiana. Amém.

Três vezes: Pai Nosso… Ave Maria… Glória… para a Sagrada Eucaristia, cada vez seguida pela oração: “Bendito e louvado seja a cada momento o Santíssimo e Divino Sacramento”.

Três vezes: Salve a Rainha Santa ... seguidas pela oração:

“Maria Auxiliadora, rogai por nós”. Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai- Vos de as ouvir propícia e de me alcançar oque Vos rogo. Amém

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.