Parece realmente difícil subestimar a importância de Nossa Senhora na vida, no espírito e na obra de Dom Bosco. Ele é um daqueles santos que melhor destacaram a figura de Maria como elemento central e não periférico do plano de Deus, demonstrando com a evidência dos fatos que a devoção mariana é uma dimensão constitutiva e não acessória da fé. Ele o fez não em nível teórico, reflexivo, teológico-espiritual, mas em nível prático, testemunhal, educativo-pastoral.

Comentário do Reitor Mor

Reflitamos juntos sobre as palavras do nosso querido Papa Francisco, expressas na exortação apostólica Gaudete et exultate: “Para ser santo, não é necessário ser cardeal ou bispo, padre, religioso ou religiosa”. Muitas vezes pensamos que a santidade é um privilégio reservado àqueles que podem afastar-se do mundo para dedicar-se inteiramente à oração, mas não é isso que acontece.

Cada um de nós, no contexto da nossa vida de todos os dias, é chamado a viver com amor e oferecer o próprio testemunho de fé.

O caminho para a santidade é aquele indicado por Jesus, mas, nesse caminho, também somos acompanhados pela sua mãe Maria. Ela é a forma viva de Deus, o modelo perfeito que nos mostra como nos conformar a Ele.

Maria é o grande molde de Deus pelo qual o Espírito Santo moldou o Homem-Deus, o próprio Jesus. No menino Jesus, as naturezas humana e divina estão unidas. Quem se entrega a Maria e se permite ser moldado pelo Espírito Santo adquire uma beleza eu na santidade únicas. Esse é certamente o caminho mais rápido para a santidade.

Para nós, membros da Família Salesiana, é importante recordar que o Espírito Santo revelou a Dom Bosco o segredo para conhecer Maria. Ela é como um “jardim secreto” do qual tiramos em abundância da “fonte segura” a água da graça, para ser generosamente distribuída aos jovens. Maria não guarda Jesus para si, mas sempre nos conduz a Ele.

Ela é o eco maravilhoso de Deus: quando gritamos “Maria!”, Ela ecoa “Deus!”. Há um último ponto que gostaria de mencionar. Encontrar Maria não significa estar isento de cruzes e sofrimentos; na verdade, Maria dá a todos os seus filhos um pedaço da árvore da vida que é a cruz de Jesus. Como mãe prestimosa de um filho diante de um remédio amargo, ela procura adoçá-lo com a sua presença. Assim, Maria nos torna participantes da cruz do seu Filho. Este ensinamento guie-nos em nosso caminho de fé e inspire-nos a seguir o exemplo de Maria na busca da santidade.

Entrega a Maria

Virgem Maria, templo do Espírito Santo, que sempre estiveste junto a teu Filho com ternura e discrição, não nos abandones na hora das provações da caminhada, mas toma-nos pela mão e acode-nos nos momentos sombrios em que a fé vacila.

Leva-nos a Jesus, fonte da graça, a fim de que dele possamos haurir com abundância a água viva a dar de beber com abundância entre os jovens, para aliviar seus sofrimentos e comunicar vida nova a seus corações dominados por diversos tipos dependências, pelo prazer efêmero, pela solidão. Amém.

Três vezes: Pai Nosso… Ave Maria… Glória… para a Sagrada Eucaristia, cada vez seguida pela oração: “Bendito e louvado seja a cada momento o Santíssimo e Divino Sacramento”.

Três vezes: Salve a Rainha Santa ... seguidas pela oração:

“Maria Auxiliadora, rogai por nós”. Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizerque algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção,implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós,Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho,e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai- Vos de as ouvir propícia e de me alcançar oque Vos rogo. Amém

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.