Os Jogos do CESAM acontecem anualmente no mês de julho e tem o objetivo de incentivar o esporte e a competição saudável.
Em sua terceira edição o JICE 2023, buscou evocar competências e valores presentes nos jogos de quadra e de mesa, com vistas a fomentar o desenvolvimento bem como aprimoramento de habilidades, através das modalidades esportivas: futsal, vôlei, basquete, queimada, ping-pong e truco.
Os educadores atuaram nos jogos como organizadores e juízes dessas competições, antes de iniciar os jogos, foi realizado todas as orientações e foi cantado o Hino Nacional brasileiro. Com os times em campo, os juízes ressaltaram a importância de obedecer regras pré-estabelecidas, a grandiosidade de superar desafios, arquitetar estratégias, trabalho em equipe, comemorar vitórias e lidar com frustrações.
Davi Oliveira, Aprendiz do módulo Cidadania, relatou: “Fiquei feliz pois tive a oportunidade de jogar no JICE e mesmo sem me sentir pronto, ganhei o campeonato de ping – pong. Foi emocionante ganhar a medalha na frente de todos os meus amigos, uma sensação única que nunca vou me esquecer.”
“O Cesam tem tido grande importância na construção das minhas memórias felizes. Certamente, participar do JICE foi uma experiência incrível! Muitas vezes, por conta da rotina do dia a dia , esquecemos de aproveitar as coisas simples e divertidas da juventude , mas com esse Campeonato o CESAM pode me proporcionar momentos inesquecíveis.- afirma Thállyta Gomes, Aprendiz do módulo Específico.
Para a Supervisora de Aprendizagem, Vanessa Rodrigues: “Foram dias incríveis, uma das regras estabelecidas é que não puderam utilizar celular durante os jogos na quadra poliesportiva, o resultado foi sensacional, pois o envolvimento de todos seja, jogando ou torcendo foi maravilhoso! Foram vários pontos surpreendentes, a criatividade para criar nomes para as equipes, a organização dos uniformes, a alegria, o respeito mútuo durante a competição e vale destacar a oportunidade que tivemos em reconhecer os grandes talentos esportivos que temos em nossa unidade em diferentes modalidades, foi incrível!”
Um só era o desejo de Dom Bosco em relação aos jovens, e esse anseio foi explícito em uma das suas frases mais conhecidas: “Caros jovens, um só é o meu desejo: vê-los felizes no tempo e na eternidade”. Seguimos perseverantes com a juventude, a fim de que os nossos Aprendizes sejam vencedores e que ganhem o paraíso como herança. Este era o desejo do Pai e mestre da juventude.
Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Liss Crisciny Miranda Barros e Vanessa Rodrigues.