No dia 16 de junho aconteceu no ginásio do Colégio Salesiano São José – Resende/RJ a abertura da 37ª Olimpíada Salesiana.
No primeiro momento da abertura aconteceu a apresentação da Ginástica Artística Thais Vinciprova. Em seguida, ao som de Circle of Life – Elton Jonh, três mães representaram as "Griotes", que são contadoras de histórias, muito sábias e respeitadas nas comunidades africanas, que tinham o costume de contar histórias debaixo de uma árvore. As três explicaram o que é UBUNTU, o tema central da nossa Olimpíada. O povo Bantus que habita uma região da África do Sul desenvolveu uma filosofia de vida que incentiva e valoriza a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, despertando em sua comunidade aquilo que aqui chamamos de “amor ao próximo”. A essa filosofia deram o nome de Ubuntu. Ubuntu é uma palavra simples, porém carregada de significado, pois ela nos explica que ninguém pode ser humano sozinho.
No próximo momento, três alunos carregaram adinkras (a palavra adinkra pertence a um antigo sistema africano de escrita criado pelos povos acã) que representam AMOR, INTELIGÊNCIA e PERSEVERANÇA. Esse momento foi abraçado pela música “Global Citizen Live Amazon Amazônia 2021” do Alok, uma forma de representação dos povos indígenas.
A mesa foi composta por: Padre Nilson Faria, Salesiano de Dom Bosco; Leandro Malaquias, Diretor Executivo; Professora Lívia Arantes, representante dos povos indígenas; As Griôs Cleide Costa Moura, Gisele Anacleto da Silva e Bianca de Fátima Lucio de Oliveira, representantes do movimento negro de Resende.
Abrindo as apresentações de dança os alunos do 1º ano A e B e Infantil 1 e 2 anos acompanhados por suas mães dançaram a música “Si Mama Kaa”.
A apresentação teve o propósito de demonstrar a união dos povos.
As mães abriram cartazes com palavras de ordem como "RESPEITO, EMPATIA, SOLIDARIEDADE, AMOR, HUMANIDADE E IGUALDADE", assim pediram um mundo mais justo e de paz.
A apresentação do Infantil 3, 4 e 5 anos foi com música “Seaworld Believe Soundtrack" e com ela a explicação dos símbolos olímpicos narrada por Diego Gavazzi, apresentador do evento e ex-aluno do Colégio Salesiano São José.
Os alunos do Fundamental II relembraram o tema da olimpíada da Africa Sul com a música “Waka Waka” de Shakira. E o Fundamental I fechou as apresentações de dança com a música “Somos” de Alok e Melim.
Um dos momentos mais esperados pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio é a formação do pelotão da bandeira. Assim, conduzindo a bandeira do Brasil entrou a educanda GIOVANA OLIVEIRA DE ARAÚJO, aluna do Colégio Salesiano São José desde 2007. Com a bandeira do Estado do Rio de Janeiro, GABRIELLE DE CARVALHO ALMEIDA aluna desde 2013. Com a bandeira de Resende JULIA MARTINELLI RIBOLDI, aluna desde 2013 e por fim, com bandeira do Colégio Salesiano São José – o aluno HEITOR MASSINI PEREIRA LEITE – aluno do Colégio Salesiano São José desde 2012.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os atletas formandos conduziram a tocha olímpica pelo ginásio, foram eles: O educando GUSTAVO MOURA ALVES, aluno desde 2017, atleta de handebol, e futebol; NINA BONAN REIS VERNES, aluna desde 2013, atleta de natação; MATHEUS FARIA DA COSTA, aluno desde 2012, atleta de handebol e basquete; GABRIEL TRANIN COELHO, aluno desde 2009, atleta de basquete e handebol; por último o educando LUCAS CÓRDOBA PENA, aluno desde 2021, atleta de futebol de campo e futsal e a educanda SARAH FREITAS CORRÊA, aluna desde 2008, atleta de ginástica artística e handebol, que acenderam a pira olímpica.
Caminhando para o fim do evento as educandas MAITÊ FREITAS DE SOUSA, aluna desde 2013 e CÍNTIA GUIMARÃES FONTES COTIA, aluna desde 2018, do Colégio São José Salesiano, fizeram o juramento junto aos atletas da 37ª Olimpíada Salesiana.