Na manhã desta terça-feira (21), presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da RSB. O evento ocorre anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de acompanhar, avaliar e projetar as ações da Rede Salesiana Brasil.
A reunião contou com a presença da Diretora-Presidente da RSB, Ir. Teresinha Ambrosim; do Vice-Presidente da RSB, Pe. Ricardo Carlos; da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, além de representantes das dez Inspetorias Salesianas do Brasil:
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - Ir. Alaíde Deretti
Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição
Inspetoria Madre Mazzarello - Ir. Teresinha Ambrosim
Inspetoria Maria Auxiliadora - Ir. Maria Adriana Gomes da Silva
Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga - Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior
Inspetoria Salesiana São Pio X - Pe. Ademir Ricardo Cwendrych
Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio - Pe. Jefferson Luís da Silva Santos
Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - Pe. Justo Ernesto Piccinini
Inspetoria São João Bosco - Pe. Natale Vitali Forti
Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório - Pe. Ricardo Carlos
Completando a paridade de representantes entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também estiveram presentes a Ir. Amélia de Assis Castro e a Ir. Jucélia de Jesus Silva. Como convidada, também marcou presença a Referente para a Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB) e visitadora para o Brasil, Ir. Paola Battagliola.
Durante a reunião, foram abordados assuntos como “Toda a prestação de contas, também o projeto estratégico da Rede para fazer uma avalição nesse sentido, perspectivas para o próximo ano [...] e a avaliação do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil que, nesse ponto, foi um marco muito importante porque foi o primeiro encontro, depois da criação da RSB, na linha carismática pela temática ‘Onde estão as juventudes?’ [...] Se faz o ENARSE das Escolas, o ENEL do Ecônomos, o ENAS da Ação Social e esse [o Encontro Nacional da RSB] abrangeu todo mundo e foi um encontro muito forte e nele já teve uma decisão que não foi em Assembleia, mas chegamos a uma conclusão para trabalhar para os próximos anos que foi a criação do Observatório das Juventudes que é uma novidade que nasceu desse Encontro em Aparecida”, comenta a Presidente da RSB, Ir. Teresinha Ambrosim.
“A 35ª Assembleia Geral da RSB representa a fase de fortalecimento e consolidação do planejamento estratégico, por meio da constituição de diversas ações, com o envolvimento dos Comitês de Pastoral Juvenil, Ação Social, Escolas, Comunicação e IES”, completa o Vice-Presidente da RSB, Pe. Ricardo Carlos.
"Percebo que estamos fazendo um bonito caminho para o fortalecimento da nossa ação em rede no Brasil. As deliberações desta Assembleia confirmam nosso compromisso com a formação continuada e a continuidade de projetos com o objetivo de ressignificar nossas unidades, tendo como base o carisma salesiano para que possamos educar e evangelizar as juventudes", diz a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.
A segunda Assembleia da RSB deste ano traz reflexões e discernimentos quanto às propostas de ações para 2024, bem como uma retomada das ações de 2023, além de pontuar assuntos no que tange à gestão administrativa, contando com o apoio e participação da Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Maria Dantas, e com o apoio e participação da Assessora Jurídica para a RSB, Vanessa Martins, no que tange aos assuntos jurídicos.