Educandos e educadores salesianos de São Paulo e Rio de Janeiro participaram 24ª edição dos Jogos da Paz,entre os dias 12 e 13 de setembro, no Centro Juvenil Mamãe Margarida, localizado em Niterói.
Os Jogos da Paz tem como objetivo promover a socialização através do esporte, incentivando a integração, solidariedade, trabalho em equipe e formação de valores, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Na edição deste ano, estiveram presentes também educandos e educadores da Escola Sócioesportiva de São Paulo, possibilitando a integração entre os três projetos apoiados pela Fundação Real Madrid( de Niterói, Jacarezinho e São Paulo).
O evento ocorreu após o período de capacitação dos treinadores esportivos, promovida pela Fundação Real Madri, em Niterói, cuja metodologia utiliza de conceitos técnicos-táticos aliados à transmissão de valores que contribuem para formação integral dos educandos atendidos em todos os projetos sociais que têm essa parceria.
Os Jogos da Paz, em sua 24º edição, oportunizou a todos os participantes, especialmente para os educandos, um momento especial de aprendizagem, considerando o envolvimento das três Escolas situadas em diferentes regiões, viabilizando momentos de convivência e atividades que evidenciaram os valores que são amplamente divulgados nos respectivos projetos.
“Fiquei extremamente feliz com a integração dos educandos de São Paulo, Niterói e Jacarezinho nos Jogos da Paz, onde através do esporte eles trocaram experiências, falaram sobre os valores que norteiam nossas atividades e da alegria. Foram dias de Jogos da Paz, em que foram construídas verdadeiras amizades e muita alegria evidenciada. Cada educando apresentando um pouco da sua realidade.” afirmou Sandra Gomes, educadora de educação física.
“O evento propiciou momentos de integração e aprendizagem que repercutiram positivamente não apenas nos educandos que participam do projeto através das três Escolas no Brasil, mas percebi impacto importante também para os educadores, especialmente para os instrutores, que interagiram durante uma semana, com a troca de experiências, estabelecendo( ou fortalecendo) amizades que contribuirão para a caminhada a partir desse período dos Jogos. Foi muito especial e gratificante participar mais um ano, vendo a alegria das nossas crianças e adolescentes, com a presença de um representante da Fundação Real Madrid apoiando e contribuindo com essa iniciativa afirmou Cristiane Gomes, diretora administrativo-financeira do unidade salesiana do Jacarezinho
“Eu vi que teve companheirismo, como a gente tem aqui. Um ajudando o outro, um caía e outro ajudava, não teve rivalidade, todos se ajudando”, afirmou Geovanna R. Sinforoso.
Essa notícia foi elaborada pela Cristiane Gomes.