Dom Bosco, por meio do Sistema Preventivo convida a reflexão e a promoção da cultura da acolhida e do diálogo nos ambientes salesianos, como também nos relacionamentos interpessoais cotidianos.

Segundo ele “Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens, casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria.” 

Diante disso e com o desejo de estimular o diálogo tão necessário sobre valorização da cultura, empatia,  acolhida, racismo  e ancestralidade, segue abaixo 10 indicações de filmes e curtas metragens para fomentar essas e outras reflexões com crianças, adolescentes, jovens e adultos nos diferentes agrupamentos sociais. 

Os 6 primeiros tem indicação de publico livre e estão disponíveis gratuitamente pela plataforma do Youtube e as 4 outras indicações estão em plataformas de streaming e tem classificação de público indicada.


Caso tenha uma sugestão de filme ou curta metragem que gostaria de indicar, fique a vontade para sugerir pelo endereço de e-mail faleconosco@salesiano.br.

1. Nana e Nilo 

Tratam-se de dois irmãos gêmeos negros – uma menina e um menino – que vivem muitas aventuras na companhia de um passarinho e de uma árvore milenar. Os personagens protagonizam histórias educativas que exaltam direta ou indiretamente a importância da identidade negra e da cultura afrobrasileira. 

Dentre os temas abordados nas narrativas, estão a importância do brincar livre, consciência socioambiental e empatia. O objetivo é, principalmente, oferecer referências positivas da identidade e do protagonismo negro para os pequenos.

Onde assistir: Youtube  

Classificação indicada: Livre 

2. Dúdú e o lápis cor de pele 

Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de "lápis cor da pele" para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos. 

Onde assistir: Youtube

Classificação indicada: Livre 

3. O filho do vento

“O filho do vento” é um curta-metragem infantil inspirado numa lenda africana. Conta a história de um menino que tem um sonho: comer um grande pão doce. Mas ele precisa primeiro contar onde mora e com quem. Como ele não pode responder, inventa que é filho do vento. A narrativa aborda as desigualdades da sociedade e as amizades improváveis que podem se formar.

Onde assistir: Youtube

Classificação indicada: Livre 

4. Bino e Fino

Bino e Fino é uma série de desenhos animados sobre um irmão e uma irmã chamados Bino e Fino que vivem com sua família na Nigéria. Bino e Fino vivem muitas aventuras onde, com a ajuda de sua amiga Zeena, a Borboleta Mágica, descobrem e aprendem sobre a África e o resto do mundo.

Onde assistir: Youtube

Classificação indicada: Livre 

5- Estrelas além do tempo

1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Clique aqui e assista o trailer

Onde assistir: Disney+

Classificação indicada: livre

6. Amor ao Cabelo “Hair Love”

A animação "Hair love" levou o Oscar de Melhor Curta Animado 2020. O curta-metragem, dirigido por Matthew A. Cherry e produzido por Karen Rupert Toliver, retrata a história de um pai aprendendo a arrumar o cabelo de sua filha, que é crespo.  Esse curta mostra um pai que, ao se ver sozinho para cuidar da filha, aprende a maneira correta de pentear e arrumar o cabelo natural da menina.

Onde assistir: Youtube

Classificação indicada: Livre 

 7 .Olhos que condenam

Baseada em uma história real. O Filme “Olhos que Condenam” narra a história de  Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park.

Clique aqui e assista o trailer

 Onde assistir: Netflix 

Classificação indicada: a partir de 16 anos 

8- A 13ª Emenda   

Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos - "Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado" - e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.

Clique aqui e assista o trailer

Onde assistir: Netflix 

Classificação indicada: a partir de 16 anos 

9- Selma - Uma luta pela igualdade 

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes - uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

Clique aqui e assista o trailer

Onde assistir: Prime Amazon 

Classificação indicada: a partir de 14 anos 

10 - Conduzindo Miss Daisy  

Atlanta, 1948; Uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim premiado do seu vizinho. O filho (Dan Aykroyd) dela tenta convencê-la de que seria o ideal ela ter um motorista, mas ela resiste a esta ideia. Mesmo assim, o filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman) como motorista. Inicialmente ela recusa ser conduzida por este novo empregado, mas gradativamente ele quebra as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles, crescendo entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.

Clique aqui e assista o trailer

Onde assistir: Prime Amazon 

Classificação indicada: livre 

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Dayane Gonçalves, Fabrício Mendes, Kawany Tamoyos

Fontes: Adoro Cinema, Prime Amazon, Disney+, Youtube e NetlFlix

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.