Hoje, 25 de novembro é o dia da Venerável Margarida Occhiena, Mãe de São João Bosco, mulher de grande Fé, humildade e sabedoria. Há dez coisas que saber sobre ela.
Lembrança
No dia 25 de novembro a Família Salesiana se recorda de Margarida Occhiena, mãe de Dom Bosco, conhecida como "Mamãe Margarida".
Amor à oração
Margarida Occhiena nasceu em Capriglio, província de Ásti, em 1788, numa família de agricultores. O tempo e o trabalho não lhe permitiam estudar, mas o seu amor pela oração refletia uma sabedoria que não se achava nos livros.
Matrimônio
Viveu com os pais até o matrimônio com Francisco Bosco, em 1812. Junto com o marido e os filhos se transferiu para ‘Os Becchi’, distrito de Castelnuovo D’Asti.
Abnegação
Mui cedo ficou viúva e se ocupou da casa, da manutenção da família, da educação dos filhos, do trabalho nos campos, da sogra doente.
Educadora sábia
Conduziu o desenvolvimento das capacidades dos filhos com Fé e sabedoria, ajudando-os a crescer na generosidade e no espírito de iniciativa. Acompanhou João Bosco ao sacerdócio e, em seguida, deixou a casa para acompanhá-lo em sua missão entre os jovens pobres e abandonados de Turim.
Cooperadora eficiente
No Oratório de Valdocco marcou a sua presença com aquele característico sentido de família que ainda hoje está presente nas Obras salesianas. No exercício do papel de mãe dos órfãos de Valdocco, foi a colaboradora mais eficiente do seu filho.
Morte
Morreu de pneumonia em Turim, em 1856, com a idade de 68 anos. Muitos os meninos e jovens que a acompanharam ao cemitério e a choraram como a própria Mãe.
Venerável
Foi proclamada ‘venerável’ pelo Papa Bento XVI em 15 de novembro de 2006.
“Como Deus é bom!"
Na Estreia do 2006 citam-se as frases comuns com que educou seus filhos: "Deus te vê", "Como Deus é bom”, "Com Deus não se brinca".
Santa mãe
Logo depois da sua morte, nasceu em todos uma convicção: "Era uma santa". Os que começaram a chamá-la de "santa mãe" testemunharam que jamais abandonou suas convicções, suas crenças, a sua Fé.
Fonte: Boletim Salesiano